terça-feira, 31 de março de 2009

Valores

Era uma vez o um anão chamado Neo, simpático e bem disposto, mais um na pequena Vila dos Anões.

Certo dia, entendeu que precisava de fazer um amigo...Afixou papeis por toda a Vila, descrevendo-se e explicando o que pretendia, fazendo referência ao dia e local em que os candidatos se deveriam apresentar.

No dia combinado, três candidatos a amigos se apresentaram! Neo sabia que não seria fácil gerir todas as amizades, cada um teria os seus valores e poderiam até nem se identificar. Decidiu então fazer um pequeno jogo, que consistia numa simples pergunta:

"O que ganho eu com a tua amizade?"

O 1º chegou-se à frente,altivo e sem rodeios, respondendo: "Posso dar-te todo o dinheiro que precisares, para que possas comprar e ter tudo o que quiseres!".

O 2º, passivo e com um sorriso amarelo, respondeu: "Posso acenar-te e andar a teu lado sempre que precisares de mim!"

Já o 3º, sorrindo de forma humilde respondeu apenas: "Nada te posso garantir a não ser aquilo que sou!...Farei com que te sintas sempre apoiado, pegando-te às cavalitas se necessário, para que vejamos o mundo como gigantes!".

Neo pediu um tempo...Precisava de pensar bem qual lhe traria felicidade para a vida!

Pensou no 1º: mas deduziu que não seria o dinheiro a preencher-lhe as necessidade que tinha naquele momento...O dinheiro não sorri, o dinheiro não ouve...O dinheiro não compra a felicidade!
Pensou então no 2º: mas percebeu que também a sombra poderia fazer o que o suposto amigo oferecia...Andar ao seu lado e acenar-lhe quando precisasse!
Finalmente, pensou no 3: percebeu que não estava dependente de dinheiro ou de vir a precisar ou não...Neo percebeu que este lhe garantia uma amizade, lhe oferecia a sua vida, se oferecia para fazer parte de si! Era isto a amizade,só podia ser...Sermos um com as pessoas que gostamos, e mostrá-lo com a nossa vida!

Então, Neo fez a sua escolha...

sexta-feira, 13 de março de 2009

É a vida real...

Percorrem-se os corredores...Mais um tratamento para realizar!
Mas cedo percebo que algo não está bem! Alguma coisa está a acontecer, pois é notória a agitação nas enfermarias...Olho, com a curiosidade que me é característica...Toda uma equipa rodeava uma cama, a cama do meu utente, e aí percebi que realmente algo não estava bem!
Eram médicos, enfermeiros, auxiliares...Todos se dividiam em esforços para o agarrar à vida...Mas algo existia que não deixava, que o empurrava para longe!

"Aumentem a dose de adrenalina", ouvia-se...
"Estamos a perder o pulso",diziam outros...
"Entrou em paragem cárdio-respiratória, iniciem a reanimação!"..E mais nada se disse,apenas se viu um último investimento...Não podia acabar assim!

Passaram apenas alguns minutos, mas pareceram horas...O ambiente era tão tenso, era notório que nenhum de nós estava preparado para assistir ao que estava prestes a acontecer!
Por fim, uma vez rompeu o silêncio..."Podem parar................Hora da morte, 9h55!"

E assim terminou, assim se anúncia simplesmente o fim de uma pessoa que à poucos minutos vivia e se esforçava para melhorar a cada dia! Não estava preparado para o que vi...Mas mais uma vez cresci com tudo, e foi algo que me uniu à equipa...Todos vimos o mesmo!
Hoje termino o dia a valorizar mais o facto de cá estar...O facto de, poder respirar naturalmente e agradecer todo o que me é dado! Sem problemas que me rodeiam ou tudo o mais...Tudo parece tão pequeno quando encaramos algo como a morte tão de perto!

Todo esta narração parece mais um episódio da "Anatomia de Grey" ou algo que se pareça...Mas não é! É apenas a vida real...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Into the mercy

Na escuridão é que se procura uma luz...Quando temos hipótese de observar tudo, de perceber as formas, as cores, os sentimentos, tudo parece iluminado e tantas vezes ignoramos esse sentimento...Achamos que isso é que é normal, receber de tudo o que nos rodeia e nunca agradecer nada!
Um dia a luz apaga-se...Deixamos de poder ver os tamanhos, as formas, as direcções, os sorrisos...Só aí damos o valor, quando deixamos de poder ver tudo isso!

Valorizo agora, também eu, coisas que perdi e perco...Apenas por minha culpa! Ou porque me entrego demasiado ou porque me entrego de forma ínfima...Nunca consigo encontrar o meio termo para me fazer a mim e a quem me rodeia mais feliz!

Olho o telemóvel...Um sem número de contactos que me fazem pensar que estará sempre alguém do outro lado para me responder, alguém que me conhece...Mas será que é mesmo assim? Será que realmente eu sou e eles são? Não faço ideia..Para alguém serei algo e alguém me será algo a mim!

Mesmo que tudo não passe apenas de um sonho, isso existiu nem que seja na nossa cabeça! Se acontece ou não,só depende de ti...

sábado, 7 de março de 2009

Mistake

Apesar de viver, de nos entregarmos, de sorrirmos em cada momento mesmo quando não apetece...Nunca nada é suficiente!
Queremos sempre mais...Lutamos por algo, achamos ser realmente o que queremos e precisamos...Quando finalmente o atingimos perde o seu valor e deixamos de o considerar...

Num momento chega-nos o segundo, noutros o minuto e mais tarde a hora...Depois precisamos dos dias, vêm as semanas e depois os meses...Até chegarmos ao ponto de já nem os anos nos satisfazerem e acharmos que precisamos de controlar todo o tempo, não percebendo a forma como o tempo é ocupado e a necessidade de nos dividimos em diversas responsabilidades e espaços sociais...

Não somos de ninguém, somos do momento...Somos quando alguém de nós precisa ou nos procura, de seguida somos nada...Somos quando quisermos, pois apenas de nós dependemos...Aquilo que somos? Depende de cada um...Eu sei quem sou, aquilo em que acredito e o que me guia cada passo...Sou assim, com todas as forças e fraquezas...Muitos me conhecem mas poucos sabem quem sou realmente,é isso que distingue os conhecidos dos meus amigos!
A quem me conhece e grandes momentos passa comigo...A quem me compreende mesmo quando não falo...A quem, enfim, não desiste de mim quando por vezes mereço...
Thanks =) It's just the beggining of something new...Everything else? Just a mistake!