terça-feira, 31 de março de 2009

Valores

Era uma vez o um anão chamado Neo, simpático e bem disposto, mais um na pequena Vila dos Anões.

Certo dia, entendeu que precisava de fazer um amigo...Afixou papeis por toda a Vila, descrevendo-se e explicando o que pretendia, fazendo referência ao dia e local em que os candidatos se deveriam apresentar.

No dia combinado, três candidatos a amigos se apresentaram! Neo sabia que não seria fácil gerir todas as amizades, cada um teria os seus valores e poderiam até nem se identificar. Decidiu então fazer um pequeno jogo, que consistia numa simples pergunta:

"O que ganho eu com a tua amizade?"

O 1º chegou-se à frente,altivo e sem rodeios, respondendo: "Posso dar-te todo o dinheiro que precisares, para que possas comprar e ter tudo o que quiseres!".

O 2º, passivo e com um sorriso amarelo, respondeu: "Posso acenar-te e andar a teu lado sempre que precisares de mim!"

Já o 3º, sorrindo de forma humilde respondeu apenas: "Nada te posso garantir a não ser aquilo que sou!...Farei com que te sintas sempre apoiado, pegando-te às cavalitas se necessário, para que vejamos o mundo como gigantes!".

Neo pediu um tempo...Precisava de pensar bem qual lhe traria felicidade para a vida!

Pensou no 1º: mas deduziu que não seria o dinheiro a preencher-lhe as necessidade que tinha naquele momento...O dinheiro não sorri, o dinheiro não ouve...O dinheiro não compra a felicidade!
Pensou então no 2º: mas percebeu que também a sombra poderia fazer o que o suposto amigo oferecia...Andar ao seu lado e acenar-lhe quando precisasse!
Finalmente, pensou no 3: percebeu que não estava dependente de dinheiro ou de vir a precisar ou não...Neo percebeu que este lhe garantia uma amizade, lhe oferecia a sua vida, se oferecia para fazer parte de si! Era isto a amizade,só podia ser...Sermos um com as pessoas que gostamos, e mostrá-lo com a nossa vida!

Então, Neo fez a sua escolha...

Sem comentários:

Enviar um comentário